LINDA MARTINI

Os Linda Martini são uma das bandas de rock mais relevantes e influentes da música portuguesa.  

Formaram-se em 2003 e a cada trabalho que editam, a cada concerto que apresentam, cativam o interesse por parte da crítica, dos promotores e do público, marcando presença nos meios de comunicação e nos festivais e eventos de maior relevância e voltando, aqui e ali, a tocar ao vivo em clubes e outros espaços de pequena dimensão para que a memória das origens se renove. 

Ao longo de quase duas décadas têm cimentando um culto fervoroso que os segue de norte a sul do país; os seus concertos são verdadeiros momentos de comunhão, em que público e banda celebram e cantam em uníssono as suas canções mais icónicas. 

Em 2006, o tema “Amor Combate” é considerado single do ano pela Antena 3 e o álbum de estreia – “Olhos de Mongol” – é distinguido como disco do ano para os leitores da revista Blitz. 

Em 2008 a banda edita o EP “Marsupial” em vinil, continuando um trajeto ascendente e promissor.  

Em 2009 é reeditado o álbum de estreia “Olhos de Mongol”, em conjunto com o primeiro EP “Linda Martini”, pelo facto de ambos se encontrarem esgotados há algum tempo e terem muita procura por parte do público. 

A banda é ainda convidada a gravar um disco ao vivo pela Optimus Discos, “Intervalo”. 

Em 2010, “Casa Ocupada”, o segundo longa duração, eleva o grupo para um outro patamar, contribuindo para isso o som conciso, denso e pesado.  

Nunca esquecendo as suas raízes, com um pé no punk e outro no hardcore, em 2013 lançam o seu quinto disco, terceiro longa duração “Turbo Lento”. 

Em 2016 é editado ”Sirumba”, o quarto longa duração, num trabalho cada vez mais consolidado e que afirma a maturidade da banda. 

O single “Dez Tostões” é editado em 2017, com vídeo rodado na Casa Independente, em Lisboa, no âmbito do projeto Around The World in 80 Music Videos. 

Em 2018 é lançado o disco “Linda Martini”, que se define pelo rock “mais cru” dos primórdios do quarteto de Lisboa. 

A fechar um ciclo, no início de 2020, apresentam-se nos Coliseus de Lisboa e Porto e iniciam uma residência artística para compor o seu sexto álbum. 

Com o surgimento da pandemia de Covid 19 a gravação é adiada, dando tempo e espaço para o momento presente se infiltrar na sua escrita, como nunca antes havia acontecido. 

Em 2022, “Errôr”, o muito aguardado novo álbum da banda, produzido por Santi Garcia e que conta com 12 novas canções (três das quais desvendadas ao longo de 2021: “E não sobrou ninguém”, “Horário de Verão” e “Taxonomia”), será editado, a 25 de Fevereiro, pela Sony Music Portugal, em vinil duplo e em formato digital. 

“Errôr” parte do erro e da incerteza para encontrar um caminho. O acento não existe, acrescentam-no para criar uma palavra nova, uma palavra sua, um erro.  

Um disco denso e pesado, em que o grupo, mais uma vez, explora os limites do seu som para se redescobrir, tanto nos instrumentos – para além das guitarras, baixo e bateria ouvem-se também piano, clarinete, violoncelo, ou guitarra clássica - como nos textos, que falam de hoje e de nós. 

A banda regressa à estrada em 2022 para promover “Errôr” numa série de concertos explosivos onde misturam a sua força rítmica com uma sensibilidade melódica inconfundível. 

O reportório incide sobre as novas canções e outras que já fazem parte da sua história e renova-se a imagem, com cenografia e elementos visuais que prometem envolver ainda mais os espectadores nesta viagem errante. 

Nunca o hoje esteve tão presente! 

 

DISCOGRAFIA: 

Álbuns 

Olhos de Mongol (2006) 

Casa Ocupada (2010) 

Turbo Lento (2013) 

Sirumba (2016) 

Linda Martini (2018) 

Errôr ( a editar a 25 Fev 2022 ) 

EP´s 

Linda Martini (2005) 

Marsupial (2008) 

Intervalo (2009) 

Compilações 

Novo Rock Português (2007) 

Corrupção (2007) 

Pistas – Antena 3 (2009) 

Baú (editado com a Revista Blitz de Junho) (2014) 

Single 

Dez Tostões (2017)